quarta-feira, abril 15, 2009

Salmos

Encontrei esse rascunho do post escrito em 2007, completei e resolvi postar, pois apesar do primeiro parágrafo ser igual, o resto do texto pode ajudar a alguém, como ajudou a mim:


Esse livro da Bíblia compila 150 cânticos, a maioria deles escrita pelo rei Davi. Um dos mais conhecidos deles e o que eu sempre trouxe como "meu" é o Salmo 23. Me identificava com ele na infância por dois motivos: minha mãe orava comigo todas as noites e recitávamos o Salmo 23 antes de dormir, assim, eu o decorei muito cedo. Até por ter nascido no dia 23 de janeiro.

No entanto, decorar joga a Palavra em um limbo no qual ela simplesmente deixa de ter um sentido. Você não aprende nada que decora. Aprender exige áreas do cérebro que não participam da memorização pura e simples. Uma boa técnica que aprendi para tirar essas palavras do limbo e trazê-las à compreensão, é inverter os termos da oração ou mesmo "traduzir" o que está escrito, dizendo com outras palavras, desde que não atrapalhe o sentido do texto. Depois, leio de novo o original, tentando aplicar o que acabei de entender.

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." NADA me faltará, porque Deus é meu pastor. Aqui a ovelha fala de seu pastor. Ela tem nele extrema confiança, e nele coloca toda a sua segurança. Davi afirma que o Senhor (Deus) é o seu pastor. Em Deus tem de estar minha confiança irrestrita, ao lado dele não me sinto insegura, não tenho medo de seguir a direção que ele me aponta, pois ele sabe o que está fazendo, Ele é o meu pastor.

O salmo 23 é uma declaração maravilhosa da confiança que Davi deposita em Deus e do cuidado que Deus tem com quem deposita nele essa confiança. Você é um executivo de uma empresa que anda mal das pernas e de repente recebe a ajuda voluntária do maior empresário do mundo, que sabe tudo de administração, que tem centenas de empresas bilionárias, e é muito respeitado por sua gestão. Ele chega em você e diz: "Fique tranquilo, sua empresa está nas minhas mãos, vou te tirar desse buraco e te ensinar tudo o que sei". O que você faz? Fica desesperado e sem direção como estava antes ou dorme tranquilo e chega no dia seguinte animado e ansioso por iniciar, sabendo que vai dar tudo certo? Se você é capaz de confiar assim em um homem, que é tão falho e frágil quanto você, por que não tem essa mesma confiança em Deus, que pode tudo e já disse para você descansar nele? A ovelha tem essa mesma confiança em seu pastor. É essa confiança que permite que Deus tenha o cuidado descrito no capítulo 23 de salmos para os seus servos.

Decoramos e repetimos com a maior facilidade verículos como "Maldito o homem que confia no homem", "entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará", "posso todas as coisas naqele que me fortalece", etc. Mas não permitimos que essas palavras se tornem verdade em nossa vida quando não exercemos a confiança irrestrita que Ele espera de nós.


PS: Estou digitando e concluindo meus estudos para postá-los ainda nesta semana, até porque eu tenho de cor vários verísculos contra a preguiça e tenho de colocá-los em prática...risos...eu faço os estudos à caneta, em um caderno e sempre deixo para digitá-los depois...e depois...e depois...