terça-feira, dezembro 30, 2008

Vivemos em um mundo cada vez mais apressado, que nos ilude com a idéia de que não há tempo para nada. É extremamente fácil nos deixar levar pelos sentimentos e sensações (inclusive a sensação de cansaço, a sensação de que não tem problema em deixar para ir ao culto depois, deixar a leitura da Bíblia para depois, o sentimento de tristeza, de ansiedade, de indignação, de desânimo), a vida vai nos atropelando e quando menos percebemos, já esfriamos na fé. Porque é MUITO fácil, o diabo não dorme e ele usa de sutilezas para conseguir nos desviar.

Por isso Jesus diz: "Vigiai e orai", nesta ordem. Vigiar primeiro, e sempre. Orar enquanto vigia, não deixar de vigiar em momento algum. Foi isso o que aprendi neste ano de 2008, que o diabo usa as situações para produzir em nós um determinado sentimento e fazer com que a sua reação esteja baseada mais na carne do que no espírito, para conseguir nos desviar da fé. Uma injustiça que acontece gera um sentimento de indigação que é até compreensível, mas que não é baseado no Espírito, mas na carne, pois traz ira e a Bíblia diz que "a ira do homem não produz a justiça de Deus".

Permitindo que esse sentimento baseado na carne floresça, vou reagir de acordo com o que minha carne me orienta. E agir orientado pela carne é a melhor maneira de dar lugar ao diabo. Vou me indignar com a outra pessoa e não conseguirei enxergar a armadilha do diabo ali, acabarei machucando a mim e ao outro, o que não agrada a Deus. Deixar as situações gerarem sentimentos que nos guiem é a forma mais rápida e fácil de gerar brechas para que o inimigo tenha espaço em nossa vida. O pior é que isso acontece sem que percebamos.

O que devemos fazer? "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará". Entregar, primeiro, e confiar. Confiar sem dúvida, sem reservas, e não pegar de volta aquilo que entregou. Quem entrega não se preocupa, quem entrega tem paz, quem entrega não sofre pelo que entregou, pois sabe que seus problemas, sua vida e seus entes queridos estão nas melhores mãos. A Bíblia também nos orienta a lançar todas as nossas ansiedades ao Senhor, e completa dizendo que Ele tem cuidado de nós. Se eu lanço TODAS as minhas ansiedades ao Senhor em oração, se eu confio que Ele, o Deus vivo, tem cuidado de mim, por que raios irei me preocupar? Qual é a razão para preocupações, estresse e sofrimento? Ou eu confio ou não confio. É a garantia de receber "a paz que excede todo o entendimento", a paz que independe das circunstâncias.

Se você tivesse um problema de saúde e seu pai fosse o melhor médico do mundo naquela área, você não confiaria a Ele o seu tratamento, sem reservas? Se você tivesse com problemas financeiros e seu pai fosse o homem mais rico do mundo, você não confiaria seu problema a ele, com alívio?

Se você tivesse uma causa na justiça e seu pai fosse o juiz mais competente e justo, escolhido para julgar o processo, você não estaria tranquilo (claro, se você estivesse falando a verdade)? Se você estivesse com problemas emocionais e seu pai fosse um cientista que conhecesse em profundidade o cérebro humano, sendo capaz de ativar ou desativar os circuitos responsáveis por qualquer coisa, estando apto a resolver qualquer problema, você não descansaria, sabendo que seu drama teria solução?

Se você é capaz de depositar tamanha confiança em um homem, que é falho, por que a dificuldade de confiar em Deus, e na escolha dEle para a sua vida, ao se entregar de todo o coração a Ele? Se você diz que acredita em Deus, se tem certeza de quem Ele é, então você obedece, entregando sua vida e descansando, sem deixar de vigiar e orar, agradecendo.