quinta-feira, agosto 30, 2007

Salmos

Esse livro da Bíblia compila 150 cânticos, a maioria deles escrita pelo rei Davi. Um dos mais conhecidos deles e o que eu sempre trouxe como "meu" é o Salmo 23. Me identificava com ele na infância por dois motivos: minha mãe orava comigo todas as noites e recitávamos o Salmo 23 antes de dormir, assim, eu o decorei muito cedo. Depois, nasci no dia 23 de janeiro, era o salmo do meu dia e descreve o quão cuidadoso Deus é com quem se entrega a Ele como Davi se entregou.

O problema de decorar versículos Bíblicos é começar a repetí-los sem se dar conta do que realmente dizem. Esse salmo é lindo, mas seu sentido pode ser apagado pela repetição (eu não costumo ter esse tipo de problema porque a Bíblia que uso hoje é uma tradução diferente da que eu tinha quando criança e adolescente, então algumas palavras estão trocadas, já dá um sustinho no cérebro que tenta acompanhar mecanicamente...risos...). Gosto de ler os textos que conheço de cor como se nunca os tivesse lido na vida, reforçando palavras diferentes para não perder a compreensão. Reler assim é como ler pela primeira vez:

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre. "

Essa é uma declaração de entrega e de confiança, Davi demonstra sua proximidade com Deus nesses versos. E prova que assinou o contrato sobre o qual escrevi no post anterior: entregou sua vida a Deus, deu ouvido à Sua palavra e sabia que podia contar com o Senhor em qualquer situação. Tudo, no final, aponta para isso, o ensinamento mais simples e mais completo desse grande manual de instruções que é a Bíblia: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. O resumo de tudo o que vem no pacote.