quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Amigo de Deus

"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (João 15:13-15)

Jesus nos coloca aqui o tipo de relacionamento que Ele quer ter conosco. Ele se deu a conhecer, através de Sua Palavra, para que fosse possível ao homem construir esse relacionamento de amizade, de intimidade, de confiança.

Deus não é um amigo imaginário, pois o amigo imaginário tem a personalidade que a pessoa que o criou inventa. Ele não existe de forma independente, depende dos valores e dor princípios de quem o inventou. Deus é uma pessoa independente, com caráter próprio, vontade própria, e a Bíblia nos revela sua personalidade, seus valores, sua ética, seu modo de pensar. Os valores distorcidos do ser humano se chocam com o caráter íntegro e sempre bem certinho de Deus. Então só consegue ter um relacionamento sincero com Ele quem realmente estiver disposto a mudar.

Se eu procuro conhecer o caráter e a personalidade de Deus, entender o que Ele quer de mim, tenho condições de construir essa amizade com Ele. Ao perceber Seu cuidado em minha vida, Seu amor, o amor que tenho por Ele cresce mais e mais, e cresce também em mim a vontade de ser quem Ele quer que eu seja, de obedecê-lo, de fazer Sua vontade, porque eu sei que do jeito que tenho levado minha vida até então só consegui sofrimento. A menos que eu ache o sofrimento uma coisa legal e queira continuar a viver eternamente com uma pedra gigantesca nas costas (sei lá, tem gosto para tudo, né?), terei toda a disposição para entregar minha vida nas mãos dEle e dizer: "Deus, me ensina a viver segundo a Tua vontade".

A melhor coisa da minha vida foi ter buscado essa amizade com Deus. Logo quando eu acordo, a primeira coisa que faço é ter uma conversa com Ele, como quem conversa com um amigo, entregando um a um dos meus afazeres do dia, entregando minha vida, minha vontade, minha saúde, meus planos, meu dia e cada uma das pessoas da minha família nas mãos dEle, pedindo a Ele que seja feita apenas a Sua vontade em minha vida. Leio a Bíblia, faço minhas anotações e só então, depois de alimentar o espírito, me levanto e vou alimentar meu corpo, com o café da manhã.

Durante o dia, converso com Ele. Se fico preocupada ou ansiosa com algo, logo conto para Ele o que está me incomodando e peço a Ele que cuide desse problema. Então descanso, porque sei que Ele já está providenciando a resposta. Se não sei o que fazer, entrego para Ele e peço que me dê a direção. Paro de me preocupar e pouco tempo depois já tenho a certeza do que devo fazer, e sei que foi Ele quem me mostrou. Procuro estar sempre conectada com Ele, como quem tem um amigo muito amado, super confiável, hiper inteligente, bem intencionado, poderoso, muito rico e mega sábio no msn o tempo inteiro. Imagine só poder baixar o msn em sua cabeça e ter esse amigo conectado contigo o dia inteiro. Qualquer coisa, você pergunta para ele, você repassa seu problema para ele e sabe que ele vai resolver. Então fica tranquilo, porque quando você menos esperar, a resposta vem.

Não faz muito tempo que eu faço isso, mas já tive muitas respostas, muitas vitórias e me sinto uma idiota por não ter abraçado essa amizade antes, porque a melhor coisa que existe é sentir-se amada, cuidada e segura por esse contato irrestrito com Deus. Muito melhor do que perder tempo na religiosidade vazia, buscando a voz de Deus em profecias de terceitos ou caçando respostas e "melhores interpretações" do texto bíblico, como se a Bíblia não fosse o suficiente.

A parte difícil, no entanto, é negar a minha vontade de agir por impulso, de resolver as coisas pela minha cabeça, de agir de acordo com meus sentimentos. Ter o controle sobre as emoções, negar minha própria vontade (que só me colocou em enrascada, diga-se de passagem. Não sei por que raios a gente se apega tanto ao nosso jeito de fazer as coisas se ele nunca dá resultados plenamente satisfatórios) para depender única e exclusivamente de Deus é o maior sacrifício de todos.

Por isso Ele diz "obediência quero, e não sacrifícios", porque não adianta só cumprir os rituais religiosos, tem de obedecer ao que Deus manda. Obedecer é melhor do que sacrificar simplesmente porque a obediência é o maior sacrifício. É sacrificar a si mesmo, assumir que a vontade de Deus é melhor do que a sua. A obediência não exclui o sacrifício, pelo contrário, ela inclui diversas formas de sacrifício. Ela inclui a entrega absoluta, irrestrita, do controle de sua vida a Deus.

Admito que não sou nada, que não sei nada sem Deus, entrego a direção de minha vida a Ele e vivo na dependência de Sua Palavra. Meu objetivo diário é fazer o que Ele quer que eu faça, é buscar ser quem Ele quer que eu seja. É só assim que a vida passa a fazer sentido, passa a ser realmente prazerosa, divertida. É só assim que a gente se sente realmente livre e começa a ser feliz de verdade.

Porque não se engane, enquanto a direção de sua vida está em suas mãos, e você está sujeito a todas as reações naturais, não é você quem está dirigindo, de verdade, nem está livre. Você é escravo de tudo o que não pode controlar, você é escravo do medo, da angústia, da ansiedade, da depressão, da falta de esperança, da fadiga, da exaustão, da sobrecarga, da dúvida, da culpa, da mágoa, do ódio, do rancor, dos vícios, da solidão, do sistema. A Liberdade está em devolver a quem nos criou o controle de sua criatura, pois só Ele sabe exatamente como a gente funciona e pode orientar nossas escolhas.